segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conclusão

Aluno 06

Nome :Luiz Felipe Benedetti
Biotecnologia é a Tecnologia Baseada Na Biologia Principalmente na Agricultura , Alimentos e Medicina.
A Definição Do Uso de Organismo Vivo pode Ser a Definição Da biotecnologia Mas Ampla.
E tambem se resume no fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Conclusão

Aluna 05

Nome: Tais Santos torres

A biotecnologia esta em nosso cotidiano e seu impacto atinge vários setores .Hoje já existe com plantas resistentes a doenças processos agrícolas e industriais menos poluentes entre outras novidades.
Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para obter mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.
Pesquisadores e cientistas jah estão desenvolvendo pesquisas sobre consequências da utilização de alimentos genéticos no organismo humano e no meio – ambiente .alguns dos países que permitem alimentos transgênicos exigem rotulagem assim como jah estão sendo feitos com outros organismos para que possa ajudar na hora da escolha dos alimentos .

Conclusão

Aluna 04

Nome:Bruna Lima

Com esse trabalho pude conclui ,que a biotecnologia vem crescendo através dos séculos . Na biotecnologia são utilizadas em qualquer industria que utilize microorganismos ou células vegetais e animais .Nessa tecnologia permite a transformação da agricultura ,industria do carbono ,da energia ,produtos químicos e farmacêuticos entre outros .
Na antiguidade o homem usava a biotecnologia para fazer pão bebidas fermentadas, atualmente,a possibilidade que a biotecnologia moderna oferece é a apresentação de sistemas totalmente novos para a modificação das propriedades genéticas dos organismos de uma forma totalmente dirigida.Mas ela não trabalha apenas com alimentos e industrias farmacêutica,há também pesquisas em outros campos como por exemplo na industrias de tecidos ,onde ja existem pesquisas para criar um tipo de algodão que já seja colorido naturalmente.Isso almentaria a resistência das fibras e diminuiria os gastos dos tingimento, que também causa impactos ambientais ,já e possível também produzir plásticos utilizando bactérias ,nele podem formar embalagens biodegradáveis ,ou seja, ajuda a preservar a natureza.
Portanto a biotecnologia vem crescendo e especializando cada vez mais rápido a cada ano ,melhorando a nossa vida , com ela podemos ter os mesmos produtos ate os que prejudicam o meio ambiente ,so que biodegradável ,ajudando cada vez mais na preservação do planeta.

Conclusão

Aluna 03

Nome: Renata Guizi Costa

A biotecnologia é o uso de sistemas celulares e moleculares para gerações e desenvolvimento de produtos e serviços. Compreende as áreas, tais como : medicina, agricultura, indústrias farmacêuticas e textil entre outras.
A palavra biotecnologia  é de origem grega, sendo, bio=vida; tecnos=representa o uso prático da ciência; logos=conhecimento.
Com a biotecnologia  é possível se fazer clonagens e na área específica de medicina é possível tratar algumas doenças, criar antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos.
Na área da agricultura são feitas as plantações de alimentos transgênicos e futuramente será possível produzir alimentos com mais vitaminas e nutrientes, plantas resistentes à seca, frutas que demoram mais para crescer, etc.
A biotecnologia não trabalha apenas com alimentos e indústria farmacêuticas, há também pesquisas realizadas em outros campos.
atualmente, a possibilidade que a biotecnologia moderna oferece é a apresentação de sistemas totalmente novos para a modificação das propriedades genéticas dos organismos, de uma forma totalmente dirigida.

Conclusão

Aluna 02

Nome: Tatiane dos Santos

Há biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C. De lá pra cá, muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas diferentes como, por exemplo: na agricultura, na medicina, nas indústrias farmacêutica e têxtil, entre outras áreas.
Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças.
A biotecnologia, mesmo com todos os benefícios e produtos gerados, tem provocado inúmeros debates e controvérsias, (biodiversidade, patentes, ética). Seu futuro depende dos fatores econômicos e sociais que condicionam o desenvolvimento industrial.

Conclusão

Aluna 01

Nome: Juliana Marcatto de Lima

A Biotecnologia nada mais é que  uma tecnologia baseada na Biologia,e usada em algumas áreas como agricultura,medicina entre outras. Ela é empregada pelo ser humano desde o início da história da humanidade,desenvolvendo técnicas como domesticar animais e  a agricultura, melhores conhecimentos na medicina.
A definição melhor da biotecnologia é o uso dos organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e  de serviços. Por outro lado a biotecnologia moderna é considera aquela que faz com o uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA.
A área de atuação da Biotecnologia vem sendo fortemente influenciada pelo fenômeno da globalização e pelas mudanças do ambiente  em função de novas leis de propriedade industrial.No Brasil, ela integra a base produtiva de diversos setores da economia, os quais representam parte considerável das exportações.Essa tecnologia vem cada vez mais sendo reconhecida e estudada no meios estudantis.

sábado, 7 de maio de 2011

Polêmica em torno da biotecnologia

 A biotecnologia moderna é composta por uma variedade de técnicas que derivam da pesquisa em biologia celular e molecular, as quais são utilizadas em qualquer indústria que utilize microorganismos ou células vegetais e animais. Essa tecnologia permite a transformação da agricultura e também tem importância para outras indústrias, como a do carbono, da energia, de produtos químicos e farmacêuticos e de manejo de resíduos ou detritos. Atualmente, a possibilidade que a biotecnologia moderna oferece é a apresentação de sistemas totalmente novos para a modificação das propriedades genéticas dos organismos, de uma forma totalmente dirigida. Entretanto, essa aplicação comercial de organismos vivos ou de seus produtos, o que envolve a manipulação deliberada de suas moléculas de DNA, tem causado grande polêmica nos últimos anos, em relação ao seu uso, desenvolvimento e controle. Entre outros temas, tal polêmica gira em torno da incerteza do risco de usar alimentos transgênicos (ou geneticamente modificados), e da obtenção de patentes e de clonagem pelos grandes monopólios da biotecnologia e da indústria farmacêutica.

Fotos de Biotecnologia




Definição


A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:
  • bio significa vida
  • tecnos representa o uso prático da ciência
  • logos significa conhecimento

BIOTECNOLOGIA: PASSADO E FUTURO

Na Antigüidade o homem fazia pão e bebidas fermentadas; uma das fontes de alimentos dos Astecas eram as algas que eles cultivavam nos lagos. Por que criar uma palavra nova para uma atividade tão antiga? Porque as atividades biotecnológicas de hoje diferem muito daquelas artesanais.
A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência, especialmente a Microbiologia, assistimos a grandes avanços na tecnologia das fermentações. No início do século XX desenvolveram-se as técnicas de cultura de tecidos e a partir de meados do século surgem novos horizontes com a Biologia Molecular e com a Informática que permite a automatização e o controle das plantas industriais.
No final da década de 70 a Engenharia Genética revoluciona a Biotecnologia "clássica" dando origem ao que denominamos "nova" Biotecnologia. Agora, torna-se possível "convencer " uma célula a fazer algo para o qual ela não estava programada.
A nova Biotecnologia já tem lançado vários produtos no mercado mundial. Em alguns casos, como os da insulina e do hormônio do crescimento, a inovação consiste em substituir os métodos de obtenção tradicionais. Em outros casos, como o dos anticorpos monoclonais, trata-se de produtos inteiramente novos.

Aplicações da Biotecnologia 3

Aplicações da Biotecnologia: Outras Áreas

A biotecnologia não trabalha apenas com alimentos e indústria farmacêutica, há também pesquisas em outros campos. Um exemplo é a indústria de tecidos, onde já existem pesquisas para criar um tipo de algodão que já seja colorido naturalmente. Isso aumentaria a resistência das fibras e diminuiria os gastos com o tingimento, que também causa impactos ambientais. Já é possível também produzir plástico utilizando bactérias. Este tipo de plástico pode ser utilizado em embalagens e outros produtos e é biodegradável, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente. Há também pesquisas para buscar outras formas de gerar energia. Utilizando materiais como madeira, girassol, milho, soja e cana-de-açúcar, os cientistas utilizam a biotecnologia para produzir biocombustíveis, que não prejudicam o meio ambiente e que sejam mais baratos.

Aplicações da Biotecnologia 2

Aplicações da Biotecnologia: Agricultura

Hoje, em vários países, já existem plantações de alimentos geneticamente modificados. Esses alimentos são resistentes a pragas ou doenças e, por isso, utilizam menos agrotóxicos. Há também plantas tolerantes a herbicidas, que permitem que agricultores também usem menos agroquímicos para combater plantas daninhas. Com isso, diminuem os gastos dos produtores, além de aumentar a qualidade dos alimentos que vão pra nossa mesa. Por enquanto, esses são os maiores avanços da biotecnologia na agricultura. Mas já existem muitas pesquisas nesta área e, num futuro bem próximo, será possível produzir alimentos com mais vitaminas e nutrientes, plantas resistentes à seca, frutas que demoram mais para amadurecer, e outros produtos cheios de vantagens. Uma pesquisa bem legal está sendo feita para criar plantas que servirão como vacinas contra várias doenças.

Aplicações da Biotecnologia

Aplicações da Biotecnologia: Medicina

A medicina utiliza muitos conhecimentos da biotecnologia. Graças a ela, hoje em dia já é possível tratar algumas doenças. Um grande avanço da medicina foi a produção de insulina humana utilizando bactérias. A insulina é essencial para os doentes de diabetes. Antigamente, ela era produzida apenas em animais e não tinha um efeito tão bom quanto a humana. Com a transferência de genes também é possível produzir hormônios humanos, como o do crescimento. Há também algumas técnicas para prevenir doenças. É o caso das vacinas, que, tanto para seres humanos como para animais, também contam com a biotecnologia.

História

A palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, o homem já fabricava vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentação. De lá pra cá, muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas diferentes. Hoje em dia, a biotecnologia já abrange a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil, entre outras áreas.
Foi depois dos anos 70, com cientistas americanos, que a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é "Biotecnologia" ?


A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
A biotecnologia não é considerada uma ciência como tal, mas sim qualquer técnica ou tecnologia que emprega organismos vivos ou seus componentes com o objetivo de melhorar espécies de plantas ou animais, ou desenvolver microorganismos, para um fim determinado e, geralmente, utilizada em benefício do ser humano. É importante destacar que a biotecnologia tem um enfoque multidisciplinar, já que envolve várias ciências e disciplinas. Entre elas, encontra-se a biologia, a bioquímica, a genética, a virologia, a agronomia, a engenharia, a química, a medicina e a veterinária, entre outras.
Tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU possui uma das muitas definições de biotecnologia:
"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

Introdução

Nosso blog trata sobre "Biotecnologia".

Essa tecnica ou tecnologia que emprega organismos vivos  é a aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos e seus derivados para a criação ou modificação de diversos produtos ou processos em uso,
De fato, a biotecnologia é a aplicação de um conjunto de tecnologias que vão desde as técnicas "tradicionais", já amplamente estabelecidas, conhecidas e utilizadas desde a antiguidade (por exemplo, a fermentação de alimentos e o controle biológico).